sábado, 26 de março de 2011

Reflexão...

Essa semana recebi a minha revista Nova Escola, da qual sou assinante desde que comecei no magistério, no ano de 2000. Não tive tempo de ler no mesmo dia, mas ontem à noite, antes de dormir, consegui enfim pegá-la para ler. A reportagem de capa fala sobre mitos da educação e isto me chamou muito a atenção, pois convivo com professores todos os dias, e já ouvi diversas vezes alguns dos mitos citados na reportagem. Na verdade, cada professor tem uma teoria sobre o que é educação e não cabe a mim, julgá-las corretas ou não. Um dos mitos citados na revista diz que "Conteúdo dado, é conteúdo aprendido". Essa idéia, que faz parte do cotidiano de milhares de professores, principalmente os mais despreparados, anda às soltas pelas escolas. A coisa funciona mais ou menos assim...O professor passa o conteúdo, às vezes faz uma marca em seu planejamento para lembrá-lo de que aquele conteúdo foi dado, mas se esquece de verificar se os seus alunos aprenderam realmente. Então, na outra aula ele passa para o próximo item de seu planejamento e assim sucessivamente. Alguns pais ficam satisfeitos, pois a classe do seu filho já está bem "adiantada" em relação à outras classes do colégio. Isso acaba gerando angústia em outros pais, de alunos de outras classes, que acham que seus filhos estão atrasados.
Já vi em diversos momentos de minha carreira,  pais comparando a quantidade de conteúdo que estava no caderno de seus filhos, e agora me pergunto:
Isto é educação de qualidade? Será que sempre que a classe está mais adiantada em conteúdos, os alunos estão aprendendo mais mesmo?Aluno com o caderno cheio de atividades é aluno com maior grau de conhecimento?
Eu ainda engatinho na minha profissão, mas a minha vivência me comprovou algo que eu já havia aprendido assim que entrei na faculdade: Não há ensino se não houver aprendizagem. Não adianta um professor ensinar 100 coisas, se o aluno não aprender 1 pelo menos. O bom professor não deve ser reconhecido como profissional que dá muita lição, mas sim como o profissional que está comprometido com a aprendizagem e a necessidade de seus alunos, que sabe ensinar exatamente o que a classe está precisando naquele momento, sem se preocupar com o que outros colegas estão fazendo em suas respectivas salas de aula.
Bom, pessoal, é isso. É nessa idéia que eu acredito, e é baseada nela que eu procuro trabalhar com meus alunos.
Beijos e até mais.